Thursday, October 11, 2007

Nobel de Literatura 2007


Doris Lessing foi a laureada deste ano.
Conheço a obra, parcialmente. O livro de que mais gostei foi o Golden Notebook.
Mas nunca seria a minha escolha.
Em matéria de prosa feminina original, inovadora, pela escrita e pela estrutura romanesca, tive sempre dois amores: Virginia Woolf e Agustina Bessa Luís. Virginia já morreu, mas Agustina, se tivesse quem a traduzisse bem para inglês, teria sido distinguida há muito tempo.
A sua prosa não é local, é universal.
Veja-se como grande parte do mérito de Manuel de Oliveira, nos seus filmes, se deve à inspiração de ambientes, temas e caracteres que Agustina lhe inspira.

4 comments:

Aline Gallina said...

Gostei muito do teu Blog e é por isso que te convido para visitar o meu novo blog que fiz com uma amiga, o Cinco Espinhos. Lá discute-se literatura de forma poética e você está livre para deixar seu comentário. Tem ainda uma enquete que se renova a cada semana. E mais! No Garimpo Literário destacamos um escritor anônimo semanalmente.
Abraço.

Sérgio A. Correia said...

O livro "As Ondas" da Virgínia Wolf é, seguramente, um dos mais belos romances de todos os tempos...

Yvette Centeno said...

Concordo, é um dos que leio e releio, o que não me acontece com Doris Lessing.Uma vez lida, ficou lida.
Há um vôo de pensamento, estrutura e linguagem em V.Woolf que é inultrapassável.

alambique said...

estou convencida de que o nobel da literatura premeia outra coisa que não (apenas) a estética literária; só ainda não decidi se acho isso bom ou mau...